domingo, 8 de abril de 2012

IMPORTÂNCIA DO SOLO



Existem vários tipos de solos, cada um deles tem a sua importância e característica única, que são utilizadas na sua identificação. As características de um solo podem torná-lo propício para várias coisas, como por exemplo, o solo misto, por ser bastante variado, e por conter características importantes dos outros solos, é propício à agricultura. Os solos são classificados em:

-Arenoso: é um solo muito permeável, possui partículas muito grandes e que não retem água, não possui seres vivos, ou seja, não tem quase nenhuma vegetação, é muito encontrado em praias.
-Argiloso: é um solo muito impermeável, possui partículas minúsculas e que retem muita água, possui vários seres vivos e é geralmente encontrado em lugares mais úmidos, como lagoas e pântanos.
-Misto: possuem partículas de vários tamanhos, possui vários seres vivos, é bastante permeável, retem muita água e é muito utilizado em plantações.



O solo é essencial para a agricultura, principalmente o misto, possui partículas de variados tamanhos que são muito permeáveis e retem muita água, isso permite que o solo tenha muito ar e água, alem de que, o solo misto possui geralmente muitos seres decompositores, favorecendo a agricultura. Outro solo muito importante para a agricultura é o calcário, pois quando misturado ao solo retira seus ácidos, isso é chamado de calagem.


Um solo fértil deve ser profundo, apresentar uma quantidade razoável de seres decompositores, deve reter bastante água, deve ser bastante permeável e apresentar minerais essenciais para a agricultura. Caso o solo não seja fértil, o agricultor pode melhorá-lo, arando-o, colocando adubos, acressentando-o solos mais férteis e seres decompositores, alem de regá-lo freqüentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário